Caro colega, estamos sempre buscando a melhoria de nossos serviços e para isso, elaboramos este guia informativo com algumas indicações de cada exame do serviço de cardiologia.
Cada exame, em cardiologia veterinária, tem sua indicação e nenhum exame substitui o outro!
Eletrocardiograma:
O eletrocardiograma avalia o ritmo cardíaco, assim sendo, é indicado para a avaliação pré-anestésica de qualquer paciente ou nos casos em que for auscultada uma arritmia cardíaca ou pacientes com síncope ou convulsão.
Todo paciente a ser submetido à anestesia e/ou cirurgia deve realizar o eletrocardiograma para maior segurança durante o procedimento!
Ecocardiograma:
O ecocardiograma avalia a estrutura cardíaca. Todo paciente portador de sopro cardíacodeve realizar o ecocardiograma com a finalidade de avaliar se há ou não a necessidade de terapia. É sabido que a presença de sopro nem sempre requer terapia de imediato e que, nem sempre, é a causa do sintoma. Muitos pacientes cardiopatas também tem doença respiratória e, neste caso, a avaliação ecocardiográfica em conjunto com a radiografia torácica irão auxiliar no diagnóstico!
O ecocardiograma também é indicado em casos de suspeita de neoplasia cardíaca, efusão pericárdica e pré-quimioterapia com drogas cardiotóxicas.
Pressão Arterial
A aferição da pressão arterial é de suma importância em algumas doenças como insuficiência renal crônica, doenças endócrinas, cardiopatias, hepatopatias e oftalmopatias. Pacientes com síncope, convulsões ou AVC também devem aferir a PA.
Holter
A monitoração ambulatorial em 24 horas nada mais é do que um ECG realizado num período de 24 horas. É um exame complementar indicado para pacientes com síncope ou convulsão cuja origem pode ser a arritmia cardíaca (predisposição racial) e para avaliação da gravidade das arritmias.